Viterbi Graduate School Orientation

Los Angeles, CA, EUA

No último post eu falei sobre a orientação para alunos internacionais, nessa aqui vou falar um poquinho sobre a orientação para os novos alunos de pós-graduação da escola de engenharia.

Achei bem interessante essa característica deles de organizar os eventos de orientação para os novatos. Além da tradicional comida grátis (foi ofertado café da manhã tanto na ISO como nessa, e almoço no primeiro dia de ISO) desejada por todo aluno universitário – seja do Brasil, China, Índia, EUA – é uma excelente forma de fazer networking e, principalmente, facilitar o processo de adaptação dos alunos que estão chegando à faculdade.

A pergunta é: por que para universidade é tão interessante isso? O que eles ganham em ajudar os alunos nesse processo? A resposta: desempenho! Um aluno melhor ambientado, já acostumado com o ritmo da universidade e da cidade – ou mesmo aquele ainda em processo de adaptação, mas que já conhece os caminhos – começa a estudar mais cedo, a pesquisar mais prontamente e a gerar resultados. Assim, os dois lados saem ganhando nessa história – o aluno por se organizar mais cedo na nova cidade e no novo ambiente, e a universidade por consolidar mais prontamente alguém que vai levar o seu nome para o mercado/academia.
Com isso, vale muito a pena para o aluno participar – visto que ele vai receber algumas dicas bem interessantes sobre os processos no campus, descobrir com quem falar e tudo mais – e para a universidade é muito interessante fazer o processo bem feito (como a USC faz). No caso específico dessa orientação para os novos alunos de pós-graduação, o foco foi mais pragmático: explicar o que precisa ser feito nesse começo de semestre, com quem falar para ajustar a sua vida acadêmica e quais são alguns dos passos para o sucesso na universidade e na vida fora dela.
Foi interessante que em um momento dos seminários, os alunos de PhD foram separados dos de mestrado e vi que faço parte de um grupo relativamente pequeno – menos de 80 alunos em toda a escola de engenharia -, o que aumenta ainda mais a responsabilidade.  Fomos encaminhados para conversar com a coordenadora de pós-graduação, um professor da civil e outro da computação – os quais indicaram alguns passos a serem seguidos pelos alunos para que tenham um percurso mais tranquilo ao longo dos anos que se seguirão.

Outra coisa bem interessante foi ver a vasta gama de possibilidades de envolvimento para os alunos da pós em projetos de pesquisa, atividades estudantis, clubes esportivos. Sendo que todos os apresentadores lembraram: “é bom pesquisar e tirar ótimas notas, mas lembrem-se de que cada aluno deve ter um diferencial e mostrar a capacidade de lidar com as mais diversas situações, e nessas horas, ter no currículo alguma outra atividade relacionada ao desenvolvimento profissional e acadêmico é muito válido”.

VSE.

Essa semana tenho mais algumas sessões de orientação. Amanhã, está previsto um workshop com os alunos bolsistas e na sexta teremos o almoço de boas-vindas para os calouros da pós-graduação do departamento de engenharia elétrica – junto com algumas palestras introdutórias. Mais comida grátis! De acordo com um professor do Colégio de Ciências, é possível passar pelo menos alguns dos dias da semana (ele disse que dependendo da época todos) sem gastar um centavo com comida – apenas assistindo palestra e aproveitando o lanche.

Free food…

Além disso, essa é a semana do move-in day – quando os alunos tem autorização para pegar seus apartamentos – e com isso o campus ficará bem movimentado (ou como diria o meu coordenador: será a época da tempestade, com tudo bagunçado, gente em todo canto). Pra escapar dessa loucura, consegui combinar com o pessoal do Housing e peguei o meu apartamento “definitivo” (durante esse primeiro ano) hoje. O mais legal é ter vista para um parque onde as pessoas ficam jogando futebol aos finais de semana. Vai ser um jeitinho de matar um pouco da saudade do Brasil antes de começar o torneio de futebol da escola de pós-graduação.

Agora é fechar as últimas coisas, organizar o meu apartamento e me preparar para o começo das aulas e da temporada de American Football (sendo que durante os dias de jogos o campus para).

Let’s go, Trojans! Fight On!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s