Primeiro dia na USC

Los Angeles, CA, EUA

Hoje foi o primeiro dia que eu tirei para resolver coisas burocráticas da universidade como reconhecer o meu diploma do Brasil atestar que eu tomei vacina contra o Sarampo e tudo mais. No fim das contas, do plano inicial eu só consegui provar que tomei as duas doses da MMR – o resto vou ter que fazer nos próximos dias.
Mas pelo menos consegui dar uma boa passeada pelo campus, conhecer os prédios, me situar. Uma pena foi que a estátua símbolo da universidade, o Tommy Trojan, está no meio de uma área em reforma e com isso não consegui tirar uma foto por lá… Isso entra na lista de coisas a fazer durante o semestre.
Foto do Tommy Trojan presente na Wikipedia.
Diferentemente da UnB, os prédios aqui são bem próximos uns dos outros, com isso a Universidade tem cara de ser mais compacta e mesmo que eu esteja andando uma distância maior do que o normal nos dias de UnB a sensação é que não parece tão longe (por estar vendo prédios o tempo todo e me distraindo com o ambiente diferente). Todavia, o campus é cheio de jardins, fontes e lugares para relaxar da rotina das aulas. É divertido que no meio do ambiente universitário existe um campo de prática desportiva para futebol (soccer e o americano) e atletismo, além das piscinas do centro esportivo.
Outra coisa interessante é que existem uns carrinhos de golfe que levam os alunos de um lado para o outro do campus – não sei o que precisa fazer para usá-los, mas vou tentar dar uma volta com eles até o final da semana.
Os prédios seguem todos um estilo bem parecido, mantendo as mesmas cores e fachadas sóbrias para não distrair os alunos e criar um ambiente visualmente harmônico e bem tranquilo. A internet da Universidade tem um sinal forte o suficiente para chegar na residência estudantil e no University Village.
Doheny Memorial Library: um dos pontos turísticos mais marcantes do campus, junto do Tommy Trojan, e cuja fachada e jardins estão em vários episódios de Numb3rs.
Andando um pouco entre os lugares é possível reconhecer algumas das locações da série Numb3rs (uma das minhas favoritas), vendo os espaços em que o professor Charlie Eppes andava para ter os insigths e desvendar alguns dos casos. Além disso, temos algumas famosas escolas no campus, como a de cinema que projetou George Lucas, a de educação e a Viterbi Escola de Engenharia.
Prédio da Veterbi Escola de Engenharia.
Entre as mais conceituadas dos EUA e do mundo, a Viterbi – escola que recebe o nome em homenagem a Andrew Viterbi, cofundador da Qualcomm – é uma faculdade com diversos programas e departamentos. Entre eles se temos o Departamento Ming Hsieh de Egenharia Elétrica, que vai ser a minha casa nos próximos 4 anos pelo menos (na verdade o SIPI – Signal and Image Processing Institute – que vai ser a minha casa, mas como ele não tem um prédio, só um andar, então eu digo que é o Ming Hsieh).
Fachada de entrada do EEB, prédio da Elétrica.
Assim, eu fui visitar o meu grupo de pesquisa, ver como estavam as pessoas que conheci em Melbourne durante a reunião da ISMRM e tudo mais. Para minha grata surpresa, meu orientador estava em um dia mais tranquilo – graças ao fim do curso de verão – e a gente pode sentar e conversar um pouco sobre o semestre. Ele mostrou a minha sala de trabalho e depois chamou o outro calouro do grupo para tirar algumas dúvidas que nós tivéssemos sobre as matérias e como seria o andamento nesse começo de projeto.
Terminada a reunião, fui andar pelo campus conversando um pouco mais com o Yi – o calouro chinês do grupo -, nisso ele me contou um pouco das diferenças que ele percebeu entre LA e Pequim. Ele ainda comentou sobre a grande quantidade de chineses que tem na USC, ressaltando que muitos deles mesmo morando há muito tempo em Los Angeles ainda não falam inglês direito por não interagirem com os outros estudantes. Nessa caminhada e conversa, chegamos até a parte sul da universidade, fomos ao estádio e depois retornamos ao EEB.
Agora é finalizar os últimos procedimentos de check-in na universidade, terminar o meu pôster para conferência no fim do mês, escrever dois artigos e me preaparar para a pesquisa e para a vida nova como estudante de pós-graduação.
That’s it!
Let’s go, Trojans! Fight on!!

One thought on “Primeiro dia na USC

  1. Davi, acho que os carrinhos de Golf são só para o staff da universidade e os estudantes workstudy usarem durante suas atividades. Acho que não rola de passear neles não… =) Mas se informa aí!

    Sobre o sinal da Internet, não é que ele tão forte assim, é que tem roteador e antena em todo canto, inclusive nesses lugares onde você citou.

    O SIPI faz faz parte do Depto. Eng. Elétrica. O 4o andar inteiro do EEB é o SIPI. Os outros andares são de outras áreas da EE (communications no 5o, computer engineering no 3o, etc.). Além disso, tem o RTH que é compartilhado com ciência da computação e também o prédio da eletrofísica. Antes, eram dois departamentos: sistemas e eletrofísica. Quando o Ming Hsieh doou a grana, juntou tudo em um só.

Leave a Reply

